ESTACAS CRAVADAS METÁLICAS OU PRÉ-MOLDADAS

Neste grupo denominado “Estacas de Deslocamento”, a estaca é cravada no solo pela força do impacto de um “martelo” (peso) em queda-livre e podem ser verticais ou inclinadas. Os procedimentos de execução para estacas metálicas ou prémoldadas são basicamente os mesmos:

Colocação da estaca na posição de cravação.

Cravação da estaca com martelo em queda livre, tendo o cuidado de manter a verticalidade e o prumo da estaca (estacas verticais).

A emenda dos elementos pode ser feita por luva de encaixe (estaca premoldada submetida apenas à compressão) ou por solda (estaca premoldada submetida à tração ou estaca metálica.

Utiliza-se um prolongamento removível denominado “noiva”, quando a cota de arrasamento for abaixo do nível do terreno.

Corte da cabeça das estacas para posterior incorporação ao bloco de fundação.

As estacas prémoldadas provocam bastante vibração durante o processo de cravação, não sendo, recomendável sua utilização próxima a prédios vizinhos que já apresentem problemas construtivos.

Embora relativamente elevado o custo do material das estacas metálicas quando comparada a outros tipos, a utilização das mesmas é economicamente viável em vários casos, pois, além de permitir uma cravação fácil e de baixa vibração, resiste bem à flexão e não tem maiores problemas quanto à manipulação, transporte, emendas ou cortes.

Também no caso de existir subsolos que se estendem até as divisas do terreno, as estacas metálicas podem ser uma solução vantajosa, pois servem como elemento de contenção na fase de escavação e como fundação dos pilares junto às divisas, sem a necessidade de viga de equilíbrio, pois podem ser executadas junto à divisa e resistem à eventual flexão que estes pilares possam introduzir nelas.

Estacas metálicas cravadas junto à divisa para confecção de cortina de contenção. Possuímos diversos equipamentos bate-estacas para atender à qualquer tipo de obra.


 






:: Corpo Técnico

:: Máquinas | Equipamentos

:: Clientes Atendidos



Sede própria e depósito para manutenção de máquinas e equipamentos em geral sito a Av. Princesa Isabel, 639
Porto Alegre.

Fone: (51) 3217.4000
Email:projetos@volpesana.com.br

 



 

 

 
DNCom - WEBSITES